Voo cancelado? A indenização é seu direito!

Atualizado: Mar 26



Se aproxima o dia da sua viagem aérea e de repente, você é informado que o seu voo foi cancelado. Imagine o desespero, a consequência, o transtorno e a frustração que isso pode significar, afetando toda uma programação no seu roteiro de viagem e também nos seus compromissos.

O cancelamento de voo, implica uma série de consequências para você e também para a empresa área pela qual causou o transtorno, apesar de existir, muitas vezes uma omissão (por parte deles) em cumprir com as responsabilidades, é necessário que você conheça as ações que por direito te correspondem ao passar por uma situação similar. Por isso, nós da Watzeck Advogados Associados criamos esse post, para oferecer a ajuda justa que você merece em casos desse tipo.


Assistência e Indenização


Existem deveres a ser cumpridos pela empresa aérea em situações de cancelamento de voo, bem seja por condições meteorológicas, circunstâncias particulares com algum passageiro, manutenções, conexões, etc.

Geralmente, quando ocorre uma situação de cancelamento de voo ou atraso do mesmo, as companhias aéreas prestam assistências ao passageiro, como alimentação, hospedagens, transportes e etc., com o fim de solucionar um prejuízo causado ao passageiro.

Muitas vezes, isso não é o suficiente para ressarcir o prejuízo. Mesmo existindo uma assistência, é possível a solicitação de ações indenizatórias pelo transtorno causado, buscando um reembolso integral ou parcial da sua passagem, ressarcimento de gastos ou a realocação em um voo de outra companhia.

Para isso, é necessária a ajuda de advogados responsáveis, e a equipe da Watzeck Advogados Associados se encontra preparada para te proporcionar imediatamente essa ajuda que você procura, se comprometendo em acompanhar a caminhada pelos seus direitos, prestando toda a orientação necessária para dar início a uma ação.


Ações tomadas pela Watzeck Advogados


Vale a pena mencionar, que você como consumidor e passageiro, está revestido de direitos frente a práticas abusivas de violação pelo cancelamento indevido de um voo, e consequentemente está sujeito a uma assistência e indenização por parte da companhia aérea. A seguir explicaremos quais ações a Watzeck Advogados poderá tomar em situações como essas:

  • Indenização por danos morais: existindo uma prática abusiva pela companhia aérea no cancelamento do voo, ou atrasos por mais de 4 horas, entraremos com uma ação de indenização pelo prejuízo moral que você tenha sofrido ao decorrer dessa situação.

  • Indenização por danos materiais: dependendo do seu tipo de voo (nacional ou internacional), estaremos imediatamente preparados para fazer valer o seu direito e recuperar, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor o que foi perdido, como consequência de um cancelamento de voo.

  • Processo judicial: apesar de ser uma ação mais demorada, você como consumidor também poderá ter direito a uma ação judicial, caso a intensidade do seu prejuízo seja consideravelmente abusiva.





O escritório Watzeck Advogados possui uma equipe de advogados que atua especificamente em ações de defesa do passageiro aéreo.






Receba novidades sobre seus direitos: