Receba novidades sobre seus direitos:

  • Breno Watzeck

Quanto um advogado cobra para fazer um inventário em 2020?

Atualizado: Mar 30



Essa é uma questão frequente. São diversos contatos de herdeiros querendo saber qual o valor cobrado por advogados para fazer um inventário. Os herdeiros que já tiveram experiência em inventários sabem da importância de selecionar seu advogado não só pelo valor, mas também pela qualificação ou experiência do escritório de advocacia em inventários.

Assim como as profissões de médico, engenheiro e corretor de imóveis, os advogados estão sujeitos à tabela e fiscalização dos órgãos de classe, por exemplo:


  • CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estados de São Paulo);

  • CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo);

  • CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis): de acordo com a tabela do CRECI em caso de venda de imóvel um corretor deve cobrar no mínimo 6% do valor do imóvel;


Os valores cobrados por advogados são determinados por uma tabela mínima da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que pode variar de acordo com a cidade ou Estado. Se o advogado cobrar um valor abaixo dessa tabela poderá ser penalizado pela OAB.


É obrigatório contratar um advogado para resolver um inventário?

Sim. Os legisladores entenderam que o inventário é um procedimento complexo de modo que apenas um bom advogado pode garantir que todos os herdeiros tomem posse da herança de acordo com a lei, sem privilegiar um herdeiro em detrimento de outro. Além disso, um inventário pode gerar repercussões fiscais, legais e tributárias que podem ser minimizadas ou até mesmo eliminadas quando você contrata um advogado experiente em processos de inventários.


Do início da abertura do inventário até a emissão do formal de partilha são necessários muitos contatos, ligações, reuniões, troca de documentos, certidões, análise de lastros patrimoniais e sucessórios que precisam ser investigados e incluídos corretamente no processo.


Qual a responsabilidade do advogado?


É uma grande responsabilidade para um advogado ter o patrimônio herdado sob seus cuidados, pois está regularizando os frutos do trabalho de uma vida inteira do falecido. Além disso, sob a orientação do advogado está a distribuição da herança entre os herdeiros conforme a lei ou mediação entre as partes. O advogado responde por atos para sempre tornando-se eterno responsável técnico e jurídico sobre todas as repercussões na vida dos herdeiros, tanto aquelas benéficas, quanto as negativas, por isso, o herdeiro deve selecionar um escritório de advocacia especialista em inventários.


Resolver um inventário é algo complexo que demanda experiência. Um advogado inexperiente pode causar prejuízos ao cliente. Um advogado especialista em inventários conhece toda a extensa legislação e suas atualizações, sabe todos os trâmites e etapas, e ainda pode fazer o cliente economizar muito com impostos e agilizar o prazo.


É muito comum que um advogado expert em inventário seja pós-graduado e estude muito sobre as novidades na legislação.


Quais as principais complexidades de um inventário?


  • Testamentos contestados: Um herdeiro pode contestar o testamento deixado pelo falecido gerando repercussões e complexidades. Recentemente a sociedade acompanhou as divergências entre herdeiros no notório caso do apresentador Gugu Liberado;

  • Impasse entre herdeiros: geralmente nessa situação os herdeiros acabam buscando por advogados diferentes, cada herdeiro contrata um escritório de advocacia para resolver sua parte do inventário, geralmente nesses casos o prazo para a finalização do inventário pode ser um pouco mais prolongado, pois será necessária a manifestação de todos advogados de cada herdeiro, tornando o inventário muito complexo o que exige uma alta experiência e eleva os valores cobrado pelo advogado;

  • Herdeiros falecidos: nesse caso é necessário analisar toda linha sucessória para efeitos de partilha de bens.


Estamos preparados para oferecer todo amparo jurídico em inventários


O escritório Watzeck Advogados possui uma equipe de advogados pós-graduados que atua especificamente na área de inventários, sucessões e arrolamentos.


Nossa metodologia de atuação aprimorada desde 2008 e nosso conhecimento constantemente atualizado proporcionam que você tenha acesso aos seus direitos conforme a lei.


O escritório Watzeck Advogados atende clientes pessoalmente e online que moram em qualquer lugar do Brasil ou que estejam em qualquer lugar do mundo!


O escritório Watzeck Advogados está localizado em São Paulo próximo do metrô Saúde no bairro Vila da Saúde.


Consulte-nos sem compromisso.


O artigo "Quanto um advogado cobra para fazer um inventário?" foi publicado originalmente em 19/03/2020.



INFORMAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA