Por que a lei obriga que o herdeiro contrate um advogado para fazer um inventário?
Atualizado: 30 de Mar de 2020
Os legisladores entenderam que o inventário é um procedimento complexo:
é preciso optar pela modalidade judicial ou extrajudicial, sendo que ambas possuem pontos negativos e positivos que afetarão a vida dos herdeiros;
a lei é complexa com dezenas de artigos sobre inventários e outras leis que podem estar vinculadas, como o Direito Imobiliário, normas, estatutos e procedimentos técnicos e jurídicos;
o advogado deve garantir que todos os herdeiros tomem posse do direito que a lei lhes oferece, sem privilegiar um herdeiro em detrimento de outro.
um inventário pode gerar repercussões fiscais, legais e tributárias que podem ser minimizadas ou até mesmo eliminadas quando você contrata um advogado experiente em processos de inventários.
Por isso os legisladores estabeleceram que é obrigatório que os herdeiros contratem um advogado para resolver o inventário.
Não importa se o inventário será resolvido na modalidade de inventário judicial ou na modalidade extrajudicial, não pode ser concluído sem o amparo jurídico de um advogado, mesmo que seja realizado em cartório (tabelião de notas) ou que seja amigável estando todos os herdeiros em comum acordo.
Caso haja consenso entre os herdeiros acerca da partilha dos bens um único advogado pode assessorar toda a família.
Estamos preparados para oferecer todo amparo jurídico em inventários
O artigo "Por que a lei obriga que o herdeiro contrate um advogado para fazer um inventário?" foi publicado originalmente em 26/03/2020.
INFORMAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA