Quais documentos preciso entregar para fazer um inventário?

Do falecido:

  • certidão de óbito;

  • RG e CPF;

  • comprovante de residência;

  • certidão de nascimento, se solteiro (a) ou certidão de casamento com pacto antenupcial, se houver, ou certidão de união estável ou de divórcio;

  • certidões negativas de débitos da União, Estado e Município;

  • relação de bens acompanhados dos títulos de propriedade;

  • certidão testamentária;

  • contrato social e certidão da junta comercial, no caso de ter possuído cotas em empresas.


Dos herdeiros:

  • RG e CPF;

  • comprovante de residência;

  • certidão de nascimento, se solteiro (a) ou certidão de casamento com pacto antenupcial, se houver, ou certidão de união estável ou de divórcio;


Estes são os documentos básicos para iniciar um inventário. Conforme o caso, o advogado, o cartório ou o juiz podem solicitar documentos adicionais.


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