• Breno Watzeck

8 recomendações para o herdeiro agilizar o inventário e usufruir da herança mais rápido

Atualizado: Mar 30



Poucos herdeiros sabem que é possível resolver um inventário mais rápido ao mesmo tempo que se cumpre todas as normas legais e procedimentos.


O inventário tem como objetivo principal partilhar os bens deixados pelo falecido entre os herdeiros.


Com o inventário finalizado o herdeiros poderão desfrutar da herança, receber aluguéis dos imóveis, vender bens móveis ou imóveis, sacar saldos bancários, etc.


Veja as recomendações de nossos advogados especialistas sobre o que você pode fazer para agilizar o inventário.


1- Faça uma consulta inicial sobre inventário com um advogado especialista


O inventariante é a pessoa que representa os herdeiros ou que possui a função de administrar o espólio (bens deixados pelo falecido).


O inventariante deve iniciar o inventário consultando um advogado. Alguns advogados mais apressados podem iniciar o inventário enquanto vai reunindo as informações com o cliente. Isso pode parecer bom num primeiro momento, mas não permite que advogado tenha um panorama geral para decidir qual será a melhor estratégia dentre as diversas possibilidades que a lei oferece.


Em ações de inventários cada caso é diferente o que requer conhecimento das possibilidades legais e a decisão estratégica entre elas para reduzir custos, impostos e o tempo do processo. Nesta etapa de consulta inicial, o herdeiro deve ser orientado pelo advogado a contar tudo sobre o inventário: a origem dos bens do falecido, a lista completa do espólio, qual é situação de cada bem (à nível de regularidade tributária, fiscal, sanitária, estrutural, etc), quem são os herdeiros (idade, capacidade civil), etc.


Com base nessas respostas o advogado solicitará os documentos iniciais.



2- Prepare-se para apresentar os documentos solicitados pelo seu advogado


Essa é uma tarefa importante dos herdeiros num processo de inventário: apresentar ao advogado documentos pessoais, dos bens herdados e até certidões. Normalmente um escritório que resolve inventários está habituado à prestar o serviço de emissão de certidões, agilizando ainda mais o prazo do inventário.


Mantenha seus documentos pessoais e dos bens numa parta organizada, assim, fica mais rápido para você providenciá-los quando for solicitado.



3- Defina a modalidade de inventário com orientação do seu advogado


O inventário é um processo que pode ser feito tanto na modalidade extrajudicial quanto judicial.


De forma resumida, o inventário extrajudicial é feito sem passar pelo Tribunal de Justiça, ou seja, é feito em um cartório (Tabelião de Notas), é mais rápido e geralmente mais barato. A modalidade judicial é feita através de um processo no Tribunal de Justiça, fica submetido à sentença de um juiz, pode levar anos para ser concluído e geralmente custa mais caro. Em ambas as modalidades de inventário a lei obriga que os herdeiros contratem um advogado. Por que a lei obriga que o herdeiro contrate um advogado para fazer um inventário?


Cada modalidade possui seus pré-requisitos. Você pode saber mais sobre o os pré-requisitos do inventário Extrajudicial ou os pré-requisitos do inventário Judicial.



4- Um bom acordo é melhor que uma boa briga


Como vimos acima, a modalidade extrajudicial é muito mais rápida. Quando os herdeiros não estão em acordo sobre qual será a distribuição da herança, o inventário deverá obrigatoriamente ser feito na modalidade judicial, pois caberá ao juiz resolver os impasses entres os herdeiros e decidir sobre o que os herdeiros não chegaram num acordo julgando como deve ser feita a divisão da herança.


É comum que os herdeiros não consigam entrar em acordo sem ajuda profissional, pois há entre eles muita emoção e envolvimento pessoal. Um advogado especialista em inventário também é capacitado para auxiliar na mediação familiar para que haja composição de um acordo entre os herdeiros mantendo assim um dos pré-requisitos para que o inventário seja resolvido na esfera extrajudicial.



5- Contrate apenas um escritório de advocacia para resolver o inventário de todos os herdeiros


Quando os herdeiros não estão em acordo é comum que contratem advogados diferentes para defender seus interesses particulares. Mas um grande equívoco dos herdeiros é contratar advogados diferentes, mesmo quando todos estão de acordo. Isso gera trâmites processuais adicionais, além de excesso de comunicação para manter tudo alinhado entre os diferentes advogados. Se apenas um advogado representar todos os herdeiros o trabalho será facilitado e o prazo, mais curto.



6- Informe ao seu advogado tudo o que sabe sobre inventário


O inventariante nunca deve omitir nenhuma informação, como bens, eventuais herdeiros distantes ou que não saibam do falecimento.


Caso alguma informação seja descoberta a agilidade do processo será prejudicada. Se o inventário tiver sido finalizado e surgir algum fato novo omitido intencionalmente pelo inventariante, o inventário poderá ser cancelado, os bens herdados ou seus valores equivalentes deverão ser devolvidos, podendo causar até mesmo duras punições civis como multas e indenizações além de eventuais repercussões criminais.



7- Faça um reserva financeira para os impostos e custas processuais do inventário


Em várias etapas do processo de inventário os herdeiros deverão pagar os impostos relativos à herança ou custas processuais, honorários advocatícios e serviços cartorários. Se você tem a intenção de agilizar seu processo de inventário, converse com seu advogado para tentar prever os valores e a data de cada pagamento para o processo não ficar parado aguardando as verbas. Mantenha todos os herdeiros cientes sobre os valores que cada um deverá pagar e do cronograma das previsões de pagamento oferecido por seu advogado.



8- Escolha um advogado especialista em inventário


Se você tem pressa esqueça os inexperientes e generalistas que fazem todo o tipo de ação. Apenas advogados especialistas em inventários conseguiram acumular a experiência necessária para driblar os entraves e burocracias para ajudar os herdeiros a resolver o processo de inventário em menos tempo e sem burlar a lei, evitando causar novos problemas aos herdeiros. Um bom advogado especializado em inventário sabe atuar com eficiência e não com pressa.


Além disso, um bom advogado saberá oferecer a melhor modalidade e alternativas processuais personalizadas às particularidades dos herdeiros e dos bens herdados.



Estamos preparados para oferecer todo amparo jurídico em inventários

O escritório Watzeck Advogados possui uma equipe de advogados pós-graduados que atua especificamente na área de inventários, sucessões e arrolamentos.

Nossa metodologia de atuação aprimorada desde 2008 e nosso conhecimento constantemente atualizado proporcionam que você tenha acesso aos seus direitos conforme a lei.


O escritório Watzeck Advogados atende clientes pessoalmente e online que moram em qualquer lugar do Brasil ou que estejam em qualquer lugar do mundo!

O escritório Watzeck Advogados está localizado em São Paulo próximo do metrô Saúde no bairro Vila da Saúde.

Consulte-nos sem compromisso.





O artigo "8 recomendações para o herdeiro agilizar o inventário e usufruir da herança mais rápido" foi publicado originalmente em 27/03/2020.


INFORMAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA


Quanto tempo um inventário leva para ficar pronto?

Receba novidades sobre seus direitos: