Quanto um advogado cobra para fazer um inventário no Jardim Anália Franco em São Paulo?

Essa é uma questão frequente. São diversos contatos de herdeiros querendo saber qual o valor cobrado por advogados para fazer um inventário no Jardim Anália Franco. Os herdeiros que já tiveram experiência em inventários sabem da importância de selecionar seu advogado não só pelo valor, mas também pela qualificação ou experiência do escritório de advocacia em inventários.

 

Assim como as profissões de médico, engenheiro e corretor de imóveis, os advogados estão sujeitos à tabela e fiscalização dos órgãos de classe, por exemplo:

 

  • CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estados de São Paulo);

  • CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo);

  • CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis): de acordo com a tabela do CRECI em caso de venda de imóvel um corretor deve cobrar no mínimo 6% do valor do imóvel;

 

Os valores cobrados por advogados são determinados por uma tabela mínima da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que pode variar de acordo com a cidade ou Estado. Se o advogado cobrar um valor abaixo dessa tabela poderá ser penalizado pela OAB.

 

É obrigatório contratar um advogado para resolver um inventário?

Sim. Os legisladores entenderam que o inventário é um procedimento complexo de modo que apenas um bom advogado pode garantir que todos os herdeiros tomem posse da herança de acordo com a lei, sem privilegiar um herdeiro em detrimento de outro. Além disso, um inventário pode gerar repercussões fiscais, legais e tributárias que podem ser minimizadas ou até mesmo eliminadas quando você contrata um advogado experiente em processos de inventários.

 

Do início da abertura do inventário até o emissão do formal de partilha são necessários muitos contatos, ligações, reuniões, troca de documentos, certidões, análise de lastros patrimoniais e sucessórios que precisam ser investigados e incluídos corretamente no processo.

 

Qual a responsabilidade do advogado?

 

É uma grande responsabilidade para um advogado ter o patrimônio herdado sob seus cuidados, pois está regularizando os frutos do trabalho de uma vida inteira do falecido. Além disso, sob a orientação do advogado está a distribuição da herança entre os herdeiros conforme a lei ou mediação entre as partes. O advogado responde por atos para sempre tornando-se eterno responsável técnico e jurídico sobre todas as repercussões na vida dos herdeiros, tanto aquelas benéficas, quanto as negativas, por isso, o herdeiro deve selecionar um escritório de advocacia especialista em inventários.

 

Resolver um inventário é algo complexo que demanda experiência. Um advogado inexperiente pode causar prejuízos ao cliente. Um advogado especialista em inventários conhece toda a extensa legislação e suas atualizações, sabe todos os trâmites e etapas, e ainda pode fazer o cliente economizar muito com impostos e agilizar o prazo.

 

É muito comum que um advogado expert em inventário seja pós-graduado e estude muito sobre as novidades na legislação.

 

Quais as principais complexidades de um inventário?

 

  • Testamentos contestados: Um herdeiro pode contestar o testamento deixado pelo falecido gerando repercussões e complexidades. Recentemente a sociedade acompanhou as divergências entre herdeiros no notório caso do apresentador Gugu Liberado;

  • Impasse entre herdeiros: geralmente nessa situação os herdeiros acabam buscando por advogados diferentes, cada herdeiro contrata um escritório de advocacia para resolver sua parte do inventário, geralmente nesses casos o prazo para a finalização do inventário pode ser um pouco mais prolongado, pois será necessária a manifestação de todos advogados de cada herdeiro, tornando o inventário muito complexo o que exige uma alta experiência e eleva os valores cobrado pelo advogado;

  • Herdeiros falecidos: nesse caso é necessário analisar toda linha sucessória para efeitos de partilha de bens.

Nossos diferenciais em Inventários

REDUZIMOS SEUS CUSTOS

Sabemos como conduzir o processo de inventário para você economizar com taxas e impostos

PRAZO DE 60 DIAS EVITE MULTA

Após o falecimento o herdeiro tem 60 dias de prazo de para iniciar inventário. Caso ultrapasse o prazo será penalizado com multa de até 20%

EXPERIENTES & EXAMINADORES

Nossos advogados conhecem os detalhes inexplorados da lei que passariam despercebidos por leigos, o que comprometeria a partilha correta dos bens e a agilidade do processo

Soluções mais requisitadas sobre Inventários

  • Atendimento ao Herdeiro

  • Inventário Judicial

  • Inventário Extrajudicial (em Cartório)

  • Ebook Guia do Herdeiro

  • Regularização de Herança

  • Composição entre Herdeiros

  • Arrolamento de Bens

  • Planejamento Sucessório

  • Doações

  • Elaboração de Testamentos

  • Partilha e Sobrepartilha de Bens

  • Alvarás para Liberação de Herança

  • Consultoria em Usufruto

  • Mediação Familiar

Saiba mais sobre Inventário

O inventário é o procedimento em que:

  • Lista-se os itens do espólio;

  • Quita-se as dívidas do falecido se houver;

  • Formaliza-se a divisão e transferência da herança.

​​

Quando posso vender um imóvel que herdei num processo de inventário?

Desde que se tenha iniciado um inventário seguindo os passos corretos, o inventário chegará ao seu fim quando:

  • Tabelião de Notas (cartório) entregar a escritura de inventário assinada pelos herdeiros e seus advogados;

  • Juiz emitir:

    • a carta de adjudicação (no caso de apenas 1 herdeiro ou meeiro(a));

    • o formal de partilha (no caso de mais de um herdeiro);

Com posse de um desses documentos os herdeiros devem registrar em seus respectivos nomes o imóvel herdado. A partir desse ponto, o herdeiro é oficialmente dono do imóvel e já pode vende-lo oficialmente, assinando contrato particular de promessa de venda e compra e até mesmo a escritura para o comprador, inclusive nos casos em que o comprador desejar financiar o imóvel através de crédito imobiliário.

​​

Qual é a multa caso haja demora para iniciar o inventário?

​​

A multa é de 10% sobre o valor calculado do ITCMD se você atrasar até 60 dias para iniciar o inventário (prazo contado a partir da data do falecimento).

A multa aumenta para 20% sobre o valor calculado do ITCMD se você atrasar mais de 180 dias para iniciar o inventário.

Não deixe para a última hora. Consulte um advogado com antecedência para que haja tempo necessário de preparar o processo de inventário. Considere que você também precisará de um tempo para juntar os documentos solicitados pelo advogado.

​​

Qual é a melhor modalidade de inventário? Judicial ou extrajudicial?

​​

Se os pré-requisitos necessários para ingressar com inventário extrajudicial forem atendidos, o ideal é optar por ele, pois é mais barato e rápido.

Entretanto se pelo menos um dos pré-requisitos não for atendido, será obrigatório o inventário judicial.

Nós, como advogados, temos a experiência para recomendar o inventário judicial em alguns casos. Por exemplo:

  • quando os herdeiros precisarem regularizar alguns bens herdados ou não possuírem, dentro do prazo legal, todos os recursos para quitar impostos devidos. Dessa forma, os herdeiros conseguem dar entrada dentro do prazo, evitando multas do ITCMD, mas podem pedir na justiça prazo para fazer as devidas regularizações;

  • quando algum bem precisar ser vendido antes do término do inventário para o pagamento de impostos, taxas e regularização de outros bens e dívidas deixadas pelo falecido;

  • quando as custas para um inventário em cartório (inventário extrajudicial) ficam significativamente mais caras do que as custas cobradas pela justiça (inventário judicial);

  • quando os herdeiros forem beneficiários da justiça gratuita;

  • entre outros casos.

Quanto um advogado cobra para fazer um inventário no Jardim Anália Franco em São Paulo?

Você será multado se não iniciar o inventário em 

até 60 dias depois do falecimento

Conheça a lei que multa em até 20%  os herdeiros que não iniciam o inventário dentro do prazo

Dúvidas sobre herança?

Tire suas dúvidas direto com um advogado

Qual a situação do caso?

Depoimentos de clientes que resolveram inventários conosco

EMPATIA

 

“Neste momento delicado fui recebida com sensibilidade. Percebi experiência ao receber todas as respostas que precisava e passei meu inventário para o Watzeck. Correu tudo bem até o final! Recomendo..."

— Nathália G.B., Arquiteta

CONFIANÇA
 

“Uma amiga me indicou o Watzeck. Mas quando conheci pessoalmente a estrutura me senti segura para passar o inventário para eles. Da recepção ao advogado que me atendeu foram todos excelentes comigo.” 
 

—  Itoshio Y.W., Aposentada

 

 


COMPETÊNCIA


“Minha experiência com este escritório foi perfeita. Super competentes. Tanto que indiquei para meu chefe que também não se arrependeu. Agradeço a toda equipe do Watzeck.”


—  Vera L. N., Secretária

Saiba tudo sobre Inventário

Advogados Single Class Watzeck Advocacia

Advogados Single Class: Só Inventário

Temos uma equipe de advogados especialistas que só atua com Inventários, portanto, temos muita experiência neste tipo de causa.

Escritório de advocacia reconhecido por atender clientes do bairro: Jardim Anália Franco

Advocacia Especializada

Direito de Família

Inventário Judicial ou Extrajudicial (em Cartório / Tabelião de Notas)

São Paulo/SP

Inventário

Reduza custos com impostos e receba amparo jurídico para resolver seu inventário

Esta página tem finalidade informativa genérica. Não substitui uma consulta individualizada a um advogado profissional de qualidade. Agende uma consultoria com um de nossos advogados e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.

 

Você está em: Watzeck Advogados > Escritório de Advocacia Especialista > Serviços> Direito de Família > Inventários & Sucessões

Receba novidades sobre seus direitos: